Glossário

ABRADEE - Associação Brasileira de Distribuição de Energia Elétrica.

ACL - Ambiente de Contratação Livre. Segmento do mercado no qual se realizam as operações de compra e venda de energia elétrica, objeto de contratos bilaterais livremente negociados, conforme regras e procedimentos de comercialização específicos.

Ações - Títulos que indicam a participação na propriedade de uma determinada companhia e dão direito a parte nos lucros e/ou voto nas decisões da empresa que são deliberadas em assembléia de acionistas.

Ações Ordinárias - Dão direito a voto nas decisões administrativas tomadas em assembléia de acionistas, além de direito de recebimento de dividendos.

Ações Preferenciais - Ações sem direito a voto, com prioridade no recebimento de dividendos.

Acordo de Acionistas - Acordo de Acionistas celebrado em 22 de dezembro de 2003 por e entre a Compania e BNDESPAR.

ACR - Ambiente de Contratação Regulada. Segmento do mercado no qual se realizam as operações de compra e venda de energia elétrica entre agentes vendedores e agentes de distribuição. As operações são precedidas de licitação, ressalvados os casos previstos em lei, conforme regras e procedimentos de comercialização específicos.

ADR - American Depositary Receipts. Certificados que representam ações de companhias sediadas fora dos Estados Unidos e são emitidos por bancos norte americano.

AGE - Assembléia Geral Extraordinária. Reunião dos acionistas de uma empresa em caráter extraordinário, onde são decididos assuntos que não são objeto da Assembléia Geral Ordinária. Podem ser realizadas várias no mesmo exercício.

Agente de geração - Agente titular de concessão, permissão ou autorização, outorgada pelo Poder Concedente, para fins de geração de energia elétrica.

AGO - Assembléia Geral Ordinária. Reunião dos acionistas de uma empresa convocada obrigatoriamente nos 4 (quatro) primeiros meses seguintes ao término do exercício social, para tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras; deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos; eleger os administradores e os membros do Conselho Fiscal, quando for o caso.

Alta Tensão - unidade consumidora atendida em tensão nominal igual ou superior a 69 kV.

Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica: autarquia sob regime especial, que tem por finalidade regular e fiscalizar a geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, atendendo reclamações de agentes e consumidores com equilíbrio entre as partes e em beneficio da sociedade; mediar os conflitos de interesses entre os agentes do setor elétrico e entre estes e os consumidores; conceder, permitir e autorizar instalações e serviços de energia; garantir tarifas justas; zelar pela qualidade do serviço; exigir investimentos; estimular a competição entre os operadores e assegurar a universalização dos serviços.

Apimec - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais.

Aumento de capital - Incorporação de novos recursos ou reservas ao capital da empresa.

Baixa Tensão - tensão abaixo de 2,3 Kv.

Balanço de energia elétrica - Conjunto de informações da quantidade de energia elétrica, em MWh, detalhadas pelas disponibilidades e pelos requisitos do mercado de energia elétrica da concessionária.

B3 - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. Realiza dois tipos de negócio: à vista e futuro. No mercado à vista são negociados contratos de compra e venda de commodities (gado, café, açúcar, feijão e soja). Nas negociações futuras entram os contratos em dólar, índice Bovespa, juros e commodities.

BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Órgão público federal que tem como objetivo financiar empreendimentos para o desenvolvimento do Brasil.

BR GAAP - Práticas contábeis geralmente aceitas no Brasil.

Câmara de Arbitragem - Entidade externa eleita pelos Agentes da CCEE destinada a estruturar, organizar e administrar processo alternativo de solução de Conflitos, que, no exercício estrito dos direitos disponíveis, deverá dirimir Conflitos por meio de arbitragem, nos termos desta Convenção e do Estatuto da CCEE.

Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) - Pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que atua sob autorização do Poder Concedente e regulação e fiscalização da ANEEL, segundo esta Convenção, com a finalidade de viabilizar as operações de compra e venda de energia elétrica entre os Agentes da CCEE, restritas ao Sistema Interligado Nacional – SIN, cuja criação foi autorizada nos termos do art. 4o da Lei no 10.848, de 15 de março de 2004, e do Decreto no 5.177, de 12 de agosto de 2004.

Capacidade instalada dos sistemas interligados - É o somatório das potências instaladas das centrais geradoras e das capacidades autorizadas de importação de energia localizadas no sistema interligados das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste/Centro. Nesse somatório, não deve ser considerada a potência instalada relativa à Itaipu Binacional.

Capacidade instalada nacional - É a soma das capacidades instaladas dos sistemas interligados, acrescida das capacidades instaladas dos sistemas isolados.

Capex - Capital Expenditures ou investimentos.

Capitalização - Aumento do patrimônio de uma empresa por meio da emissão de ações.

CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia.

CCC - A Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) dos Sistemas Isolados é um fundo setorial administrado pela Eletrobras. Sua finalidade, após sancionada a Lei nº 12.111, de 9 de dezembro de 2009, é reembolsar os custos de geração de energia elétrica nos Sistemas Isolados, incluindo os custos relativos à contratação de energia e de potência associada, à geração própria para atendimento ao serviço público de distribuição de energia elétrica, aos encargos do setor elétrico e impostos e, ainda, aos investimentos realizados.
Conta de Consumo de Combustível, arrecada recursos junto às concessionárias de energia elétrica do sistema interligado, para financiar o óleo diesel da geração termelétrica das áreas isoladas, não atendidas pelo serviço de eletrificação; concentrada na Região Norte do País.
É um fundo cobrado de todos os consumidores e embutido na tarifa de energia elétrica. Seus recursos são destinados à geração termelétrica do sistema isolado (Região Norte), cuja fonte de calor é o óleo diesel ou outros derivados do petróleo. A CCC é gerida pela Eletrobrás. A necessidade do uso de combustíveis fósseis para geração termelétrica é determinada com base num planejamento feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

CDE - Conta de Desenvolvimento Energético. É usada para promover a competitividade da energia elétrica produzida por usinas que utilizam fontes alternativas: eólicas, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, carvão mineral nacional, etc. Parte dos recursos provenientes da Conta também é repassada para a universalização da energia elétrica no País. O custo da CDE é rateado por todos os consumidores atendidos pelo Sistema Interligado. Os consumidores dos Sistemas Isolados estão isentos desse custo.

Clientes Livres - São consumidores de energia que, de acordo com a Lei 9.074, de julho de 1995, e Resolução Aneel 264, de 13 de agosto de 1998, podem optar por comprar energia de qualquer distribuidor/ comercializador, negociando livremente o preço e duração do fornecimento de energia elétrica, conforme legislação e regulamentos específicos.

CNPE - Conselho Nacional de Política Energética. Órgão interministerial de assessoramento à Presidência da República, tendo como principais atribuições formular políticas e diretrizes de energia e assegurar o suprimento de insumos energéticos às áreas mais remotas ou de difícil acesso país.

COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.

Companhia Aberta - Empresa que possui valores mobiliários de sua emissão registrados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para a negociação em bolsa de valores ou no mercado de balcão.

Conselho de Administração - Tem entre suas principais competências a definição da estratégia, a eleição e a destituição do principal executivo, a aprovação da escolha ou da dispensa dos demais executivos sob proposta do executivo principal (CEO), o acompanhamento da gestão e o monitoramento dos riscos.

Conselho Fiscal - Sua função é fiscalizar a situação financeira da empresa. O conselho fiscal possui no mínimo três membros efetivos e três suplentes não ligados à empresa.

Contrato bilateral - Instrumento jurídico que formaliza a compra e venda de energia elétrica entre Agentes da CCEE, tendo por objeto estabelecer preços, prazos e montantes de suprimento em intervalos temporais determinados.

Contrato de concessão - Instrumento legal celebrado entre a Aneel e o concessionário, formalizador da concessão, e que deverá ter cláusulas essenciais, entre outras as relativas ao objeto, à área e ao prazo; ao modo, à forma e às condições de prestação do serviço; aos critérios, indicadores, às fórmulas e aos parâmetros definidores da qualidade do serviço; ao prazo do serviço e aos critérios e procedimentos para o reajuste e revisão das tarifas; aos direitos, às garantias e obrigações do Poder Concedente e da Concessionária; aos direitos e deveres do usuário para obtenção e utilização do serviço; aos casos de extinção da concessão, à forma de fiscalização das instalações e dos equipamentos; às penalidades contratuais e administrativas; aos bens reversíveis; aos critérios para o cálculo e à forma de pagamento das indenizações devidas à concessionária, quando for o caso; à obrigatoriedade de prestação de contas da concessionária ao Poder Concedente; à exigência da publicação de demonstrações financeiras periódicas da concessionária; do foro e ao modo amigável de solução de divergências contratuais.

Contratos Iniciais - Contratos de compra e venda de energia elétrica herdados pelas geradoras e distribuidoras na privatização. De acordo com a Lei do setor elétrico os contratos iniciais deve ser reduzidos na proporção de 25% ao ano a partir de 2003.

Cotação - Preço de cada um dos títulos, ações, moedas estrangeiras ou mercadorias negociadas na Bolsa de Valores ou na B3.

Cotação de Abertura - Primeira cotação no dia de uma ação no pregão de uma Bolsa de Valores.

Cotação de Fechamento - Último preço no dia de uma ação no final de um pregão.

CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

CSPE - Comissão de Serviços Públicos de Energia – CSPE.

Cusd - Contrato de Uso do Sistema de Distribuição - Contrato celebrado entre a permissionária e um usuário ou entre aquela e sua supridora, estabelecendo as condições gerais do serviço a ser prestado, os montantes de uso contratados por ponto de conexão, bem como as condições técnicas e comerciais a serem observadas para o uso do sistema de distribuição.

Cust - Contrato de Uso do Sistema de Transmissão - Contrato celebrado entre a permissionária e o Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, estabelecendo as condições técnicas e as obrigações relativas ao uso das instalações de transmissão, integrantes da Rede Básica, pela permissionária, incluindo a prestação de serviços de transmissão, sob supervisão do ONS, assim como a de serviços de coordenação e controle da operação do Sistema Interligado Nacional - SIN, pelo ONS.

CVA - Conta de Compensação de Variação de Valores de Itens da "Parcela A", criada através da Portaria Interministerial do Ministério da Fazenda e Ministério de Minas e Energia nº 25, de 24 de janeiro de 2002.

CVM - Comissão de Valores Mobiliários. Órgão federal que disciplina, normatiza e fiscaliza o mercado de valores mobiliários.

Debêntures - Título que representa a captação de recursos de uma companhia com terceiros, tendo por base na escritura de emissão, onde constam todos os termos e as condições do empréstimo (remuneração, prazo, forma de amortização, garantias, conversibilidade, permutabilidade, se houver, etc.).

DEC - Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora. Indica o número de horas em média que um consumidor fica sem energia elétrica durante um período, geralmente mensal.

Demanda - Média das potências elétricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema elétrico pela parcela da carga instalada em operação na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado.

Disclosure - Divulgação de informações abrangentes da atividade da empresa, facilitando a decisão do investidor e aumentando a sua proteção.

DITs - Demais Instalações de Transmissão

Dividendo - Distribuição aos acionistas de resultado em dinheiro, em proporção à quantidade de ações possuídas e com recursos oriundos dos lucros gerados pela empresa em um determinado período. Pela lei das S.A. deverá ser distribuído um dividendo mínimo de 25% do lucro líquido apurado em cada exercício social.

DNAEE - Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica.

EBITDA - Significa o somatório dos últimos doze meses (i) do resultado operacional conforme apresentado no demonstrativo contábil consolidado da Emissora na linha “Resultado Operacional” (excluindo as receitas e despesas financeiras), e (ii) todos os montantes de depreciação e amortização.

ECE - Encargo de Energia Emergencial – Encargo pago pelos consumidores e repassado pelas distribuidoras para a CBEE para custear locação de plantas térmicas para serem utilizadas quando de eventual redução dos reservatórios hídricos.

Empresa de Pesquisa Energética (EPE) - Empresa pública federal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, criada pelo Decreto no 5.184, de 16 de agosto de 2004, com base no disposto na Lei no 10.847, de 15 de março de 2004.

Energia livre - Energia elétrica gerada e não alocada a contratos iniciais ou contratos equivalentes, incluindo o excedente financeiro alocado às respectivas empresas relativamente ao transporte desta energia entre diferentes submercados.

Excedente financeiro - Diferença positiva entre o total de pagamentos e o total de recebimentos no MAE, que surge devido às transações de energia entre submercados e à diferença de preços.

Fator X - Mecanismo que permite repassar aos consumidores, por meio das tarifas, projeções de ganhos de produtividade das distribuidoras de energia elétrica.

FEC - Freqüência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora. Indica quantas vezes, em média, houve interrupção na unidade consumidora.

Free float - percentual de ações em circulação sobre o capital total da empresa.

Gigawatt (GW) - Unidade de energia equivalente a um bilhão de watts.

Gigawatt (GWh) - Unidade de energia equivalente a um bilhão de watts por hora.

Hedge - Estratégia pela qual investidores procuram cobrir. Para isso, realizam a operações no mercado financeiro, como futuros e opções (de moedas, juros, índices, commodities).

Hertz (Hz) - Freqüência: é expressa em termos de oscilações (vibrações) ou rotações por segundo.

IASC - Índice Aneel de Satisfação do Consumidor. É o resultado da pesquisa entre consumidores residenciais que a Agência realiza todo ano para avaliar o grau de satisfação com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica. A pesquisa abrange toda a área de concessão das 64 distribuidoras no País.

IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. O órgão tem o objetivo de contribuir para otimizar o conceito de governança corporativa nas empresas do país, de forma a assegurar seu sucesso e perpetuação. A boa governança assegura equidade, transparência, prestação de contas e responsabilidade pelos resultados.

Ibovespa - Indicador da lucratividade média de uma carteira teórica, formada pelas ações mais negociadas de forma representativa nos pregões das Bolsas de Valores de São Paulo. O Ibovespa é revisto a cada quatro meses e serve como indicador do comportamento do mercado, aproximando sua composição o máximo possível da configuração real das operações realizadas no mercado à vista da Bovespa.

Ibri - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores. Fundado em 1997, é uma associação de profissionais que estão direta ou indiretamente ligados com as atividades de Relações com Investidores, que compreende finanças, marketing e comunicação entre a empresa e os acionistas, analistas de mercado, investidores institucionais e outros participantes do mercado e da comunidade financeira brasileira e internacional.

IBX - Índice Brasil.
Índice de preços que mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na Bovespa.

ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias.

IEX - Índice de Energia Elétrica.Índice setorial de lucratividade de ações das empresas geradoras, distribuidoras ou holdings de energia.

IFRS - International Financial Reporting Standards, correspondente às normas internacionais de contabilidade.

IGP-M - Índice Geral de Preços do Mercado, conforme divulgado pela Fundação Getúlio Vargas.

JCP - Juros sobre o Capital Próprio. É uma forma de distribuição de resultados aos acionistas, instituída pela Lei nº 9.249/95, que permite que a companhia inclua, dentro do valor devido como dividendos ao acionista, parcela referente a juros pagos ou creditados, a título de remuneração do capital próprio, para uma finalidade fiscal. Tais juros são deduzidos para efeitos de apuração do lucro real.

Linha de distribuição - Linha elétrica que é parte de um sistema de distribuição,normalmente considerada como uma linha que leva menos de 69.000 volts.

Linha elétrica - Conjunto constituído por um ou mais condutores, com os elementos de sua fixação e suporte e, se for caso, de proteção mecânica, destinado a transportar energia elétrica ou a transmitir sinais elétricos.

Mecanismo de Realocação de Energia - Mecanismo de compartilhamento dos riscos hidrológicos associados à otimização eletro-energética do Sistema Interligado Nacional - SIN, no que concerne ao despacho centralizado das unidades de geração de energia elétrica.

Megawatt (MW) - Unidade de medida de potência elétrica, de fluxo térmico e de fluxo energético de radiação, equivalente a um milhão de watts.

Mercado de Capitais - Rede formada pelas bolsas de valores e instituições financeiras que negociam títulos emitidos por empresas. Sua função é direcionar recursos para financiamentos ao comércio, indústria e ao governo. Tem papel fundamental para o crescimento do país.

Mercado Financeiro - É o mercado direcionado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com título de prazos variados.

Mercado livre - O segmento do mercado no qual se realizam as operações de compra e venda de energia elétrica, objeto de contratos bilaterais livremente negociados, conforme regras e procedimentos de comercialização específicos.

MME - Ministério de Minas e Energia.

Montante de despesa da Parcela “A” em DRA - Despesa associada a cada componente da Parcela “A”, estabelecido pela Aneel para o cálculo do Índice de Reajuste Tarifário (IRT) contratual anual na Data de Reajuste Anterior, na proporção compatível com a atividade de distribuição.

Montante de despesa da Parcela “A” em DRP - Despesa associada a cada componente da Parcela “A”, estabelecido pela Aneel para o cálculo do Índice de Reajuste Tarifário (IRT) contratual anual na Data do Reajuste em Processamento, na proporção compatível com a atividade de distribuição.

Nível 2 de Governança Corporativa - Segmento especial de negociação da Bovespa, com exigências adicionais àquelas do Nível 1, destinado à listagem de empresas cujos administradores e controladores se comprometem, voluntariamente, a cumprir exigências adicionais às existentes na legislação. Algumas das obrigações das empresas listadas no Nível 2 da Bovespa são: permitir que os acionistas preferencialistas tenham direito a voto em algumas questões; Conselho de Administração composto por no mínimo cinco membros, todos com mandato máximo de um ano; free float mínimo de 25% do capital total; divulgação trimestral de informações contábeis e fiscais, incluindo declarações de fluxo de caixa, em inglês e português. Internacionalmente, a companhia está sujeita ao Sarbanes & Oxley Act, legislação que estimula práticas de governança corporativa nos EUA.

ONS - Operador Nacional de Sistemas Elétricos. Pessoa jurídica de direito privado autorizada a executar as atividades de coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia elétrica nos sistemas interligados.

P&D - Pesquisa e Desenvolvimento de Eficiência Energética.

Período seco (S) - Formado por sete meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de maio a novembro.

Período úmido (U) - Formado por cinco meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de dezembro de um ano a abril do ano seguinte.

PLD - Preço de Liquidação de Diferenças.

Preços de energia elétrica - As Distribuidoras praticam tarifas e não preços. Preços referentes aos contratos de compra de energia celebrados entre consumidores do Grupo “A” e concessionário de serviço público de geração.

Produtor Independente de Energia Elétrica - A pessoa jurídica ou empresas reunidas em consórcio que recebam concessão ou autorização para produzir energia elétrica destinada ao comércio de toda ou parte da energia produzida por sua conta e risco.

Proinfa - Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica. Tem como objetivo a diversificação da matriz energética brasileira e a busca por soluções de cunho regional para o uso de fontes renováveis de energia e incentivado o crescimento da indústria nacional.

RAP - Receita Anual Permitida.

Rede básica - Instalações de transmissão pertencentes ao Sistema Elétrico Interligado, identificadas segundo resolução específica da Aneel.

Rede de distribuição - Conjunto de instalações de distribuição de energia elétrica com tensão inferior a 230 KV ou instalações em tensão igual ou superior, quando especificamente definidas pela Aneel.

Rentabilidade - É a taxa que indica o retorno de um investimento.

Reserva de potência para controle primário - É a provisão de reserva de potência ativa efetuada pelas unidades geradoras para realizar o controle primário de freqüência.

RGR - Reserva Global de Reversão, destinada à reversão, encampação e concessão de empréstimos a concessionárias para expansão e melhoria dos serviços públicos de energia elétrica. Instituída pela Lei nº 5.655, de 20 de maio de 1971, deveria terminar em 2002, mas foi prorrogada até o ano de 2010, conforme estabelecido pela Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2002. É fixada em até 2,5% da quota anual de reversão que incidirá sobre os investimentos das concessionárias e permissionárias, observado o limite de 3% da receita anual.

RTE - Recomposição Tarifária Extraordinária. Aumento tarifário, temporário, autorizado pelo art. 4º da Medida Provisória no 14, de 21 de dezembro de 2001, convertida na Lei nº 10.438, de 2002.

Tag along - extensão para todos os acionistas das mesmas condições obtidas pelos controladores quando da venda do controle da companhia.

Tarifa verde - Modalidade estruturada para aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica de acordo com as horas de utilização do dia e os períodos do ano, bem como de uma única tarifa de demanda de potência.

Tarifas de Fornecimento - Tarifa aplicável no faturamento mensal de energia elétrica dos consumidores cativos de concessionária ou permissionária de distribuição, homologada pela ANEEL, correspondente aos valores relativos à tarifa de uso dos sistemas de distribuição e à tarifa de energia elétrica.

Taxa DI ou CDI - Taxa média dos Depósitos Interfinanceiros DI de um dia, “over extra grupo”, expressa na forma percentual ao ano, base 252 (duzentos e cinqüenta e dois) dias úteis, calculada e divulgada pela CETIP, no Informativo Diário, disponível em sua página na Internet (www.cetip.com.br) e no jornal “Valor Econômico”, edição nacional, ou, na falta deste, em outro jornal de grande circulação.

Taxa SELIC - Taxa dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

TC - Tensão Contratada. Valor eficaz de tensão estabelecido em contrato, expresso em volts ou quilovolts.

TJLP - Taxa de Juros de Longo Prazo, conforme determinado pelo Conselho Monetário Nacional.

TMA - Tempo Médio de Atendimento. Indicador destinado a medir o tempo médio entre uma reclamação de interrupção de energia elétrica e seu restabelecimento, no período de apuração considerado.

TUSD - Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição. Estabelecida pela Aneel e reajustada anualmente.

TUST - Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão

US GAAP - Práticas contábeis geralmente aceitas nos Estados Unidos.

Usina de biomassa - Usina que produz energia elétrica a partir da queima de biomassa (resíduos vegetais e animais).

Valor patrimonial da ação - Valor do patrimônio líquido apurado em balanço dividido pela quantidade de ações existentes.

Volt (V) - Unidade de medida de diferença de potencial elétrico do Sistema Internacional definida como a diferença de potencial entre dois pontos de um condutor percorrido por uma corrente elétrica constante de um ampere, quando a potência dissipada entre os dois pontos é igual a 1 watt.

VPA - Custos não gerenciáveis.

VPB - Custos gerenciáveis.

VR - Valor de Referência utilizado para regular o repasse às tarifas dos consumidores finais dos custos de aquisição de energia elétrica, conforme descrito no art. 34 do Decreto nº 5.163, de 2004.

Watt (W) - Unidade de medida de energia mecânica ou elétrica, de fluxo térmico e de fluxo energético de irradiação, equivalente a uma transferência de energia de 1 joule por 1 segundo ou à energia produzida por uma corrente de 1 ampere através de uma diferença potencial de 1 volt; 1/746 de cavalo.

© Enel Copyright 2018 - Todos os direitos reservados